quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Em entrevista, Valney Gomes – presidente da Câmara sustenta sua pré-candidatura a prefeito de Poção de Pedras

Vereador Valney Gomes, presidente da Câmara Municipal de Poção de Pedras e pré-candidato a prefeito na eleições de 2020, foi entrevistado pelo blog de Carlos Barroso na última terça-feira (5). Confira a interessante reportagem.

Valney Gomes, pré-candidato a prefeito de Poção de Pedras. (Foto: Francys Filho)
Valney é filho de lavrador, casado com Alenisse e pai da Sara Priscila, tem 40 anos e há 16 anos vem trabalhando na vida pública, diretamente na política, sendo vereador de 3 mandatos. É natural de Poção de Pedras, do povoado São Salvador. O vereador também tem em seu currículo vários cursos, como o de Auxiliar de enfermagem, Técnico em administração, Teologia, Letras, Direito e Coach.

Atualmente, Valney também oficial de justiça na Comarca de Igarapé Grande, é graduado em Língua Portuguesa e está fazendo pós-graduação em Direito Público.

Todas as perguntas foram feitas por leitores do Blog, que nos enviaram através de mensagens ou emails:

Blog: Vereador você é ou não é pré-candidato a prefeito do grupo do atual prefeito Cascaria?

Valney: Respondendo a sua pergunta, ninguém é candidato de si mesmo, eu acredito que toda candidatura só é possível com o apoio popular, se o povo achar que o meu nome é a opção mais viável e que apostarem no meu trabalho, eu estarei disponível e com coragem para abraçar essa intenção popular.

Blog: Entre todos os pré-candidatos a prefeito, por que seu nome deveria ser indicado pelo grupo do prefeito Cascaria?

Valney: Apesar de ser amigo pessoal de todos eles, eu sou uma pessoa que tem uma certa experiência para gerenciar o município de Poção de Pedras, dediquei boa parte da minha vida pela causa do povo, conheço as necessidades e sempre lutei para conseguir o melhor para a população poção-pedrense.

Blog: Vereador, você sempre coloca o povo na frente, mas Poção tem a cultura de que quando chega em cima da hora quem tem dinheiro leva a melhor. Você é filho da terra e já está em seu terceiro mandato como Vereador. Isso significa que você não representa o NOVO e não é o que tem a melhor estrutura financeira?

Valney: Pois é Carlos! É exatamente isso que acho que o povo está enxergado agora, o novo prefeito tem que ser natural do município e sensível às causas da população, para que não haja a compra do mandato, que seja uma pessoa que queira ver o desenvolvimento de Poção de Pedras.

Blog: Caso seu nome não for indicado, você continuará no grupo? Ou irá buscar outros apoios?

Valney: Se por ventura nem o grupo A e nem o grupo B me indicarem, eu irei pela vontade do povo, se eles quiserem o meu nome na disputa, com certeza estarei disponível, o povo é quem vai decidir.

Blog: O que o povo ganhou tendo Valney como vereador durante 3 mandatos?

Valney: O vereador trabalha através do legislado, com indicações de leis e emendas e durante esse tempo eu tenho várias indicações como: Poços artesianos, Mini postos, indicações de asfaltamento de estradas em povoados, reformas de escolas, e claro que isso tudo depende do gestor, dos orçamentos disponíveis e de sua boa vontade. Esse é o papel do vereador, pois não temos a força definitiva de fazer acontecer, além disso nós prestamos serviços sociais e também corremos atrás de projetos habitacionais, que hoje em Poção são mais de 500 casas entregues às famílias da nossa região.

Blog: Poção de Pedras tem a cultura muito forte, datas comemorativas, como carnaval, festas tradicionais como aniversários e São João. Você como evangélico, como fica essas comemorações?

Valney: Independente da minha religião, um bom administrador não irá levar isso para a vida pessoal, e não tem que intervir no direito do povo em se divertir, sou a favor de fomentar eventos culturais sim, e com certeza estarei sempre apoiando.

Blog: Essa pergunta vem de uma educadora, quais seriam as propostas aos professores do município?

Valney: Como presidente da Câmara, eu já até encaminhei um ofício ao gestor, solicitando que ele agendassem uma assembleia com a classe, pois mesmo com as dificuldades que o município vem passando, não custa nada sentar com os educadores e mostrar as dificuldades, mostrar com transparência a gestão com os recursos públicos, se no caso eu não tiver como fazer reajustes de salários, eu como futuro gestor, tenho que mostrar o que se passar e o porque da falta de aumento. Minha proposta é sempre o diálogo e a transparência com meu trabalho. Eu sou uma pessoa que valoriza muito o trabalho dos educadores e estarei sempre incentivando e motivando essa função.

Blog: Como prefeito, qual seria a sua parceria com o legislativo?

Valney: Eu como vereador, sei quais as dificuldades que os meus companheiros enfrentam, tanto da situação como da oposição e a demonstração de que eu tenho um bom relacionamento com os meus demais colegas são as minhas 4 eleições seguidas por unanimidade. Eu tenho respeito por cada um, haverá sempre controvérsias e demandas diferentes, elas mostram que há democracia. Um bom gestor não pode encarar a administração do município como a vida pessoal.

Blog: O município de Poção de Pedras tem mostrado grandes talentos no futebol mesmo com a precariedade de incentivos, alguns nomes jogando até fora do país, você como prefeito, o que faria para incentivar o esporte?

Valney: Realmente Poção é amante de futebol e temos muitos talentos, como é o jovem Geovane que está atuando em outro país, e tenho certeza que há muitos "Geovanes" por aí, esperando uma oportunidade. E o incentivo ao esporte seria uma das coisas emergenciais a serem olhadas, um bom exemplo é que, mesmo a cidade não possuindo um Campo de Futebol adequado, são realizados campeonatos maravilhosos, o povo é tão apaixonado que os locais das partidas ficam lotados. Construir um Campo é a primeira coisa que se deve fazer para apoiar o esporte.

Para finalizar, o Presidente da Câmara agradeceu a Deus e ao Blog, pela oportunidade de esclarecer as dúvidas do leitores, e como ele mesmo diz:

“Eu não sou candidato de mim mesmo, só serie candidato se houver viabilidade popular e também de um grupo que nasce com a visão do povo e até o final do meu mandato de vereador, manterei, cumprindo o meu papel que é em defesa do povo, naquilo que for possível”.


3 comentários:

  1. Realmente você está certo valney, ninguém é candidato por si mesmo, tem que ter a vontade da maioria coisa que na qual não é o que eu escuto por aí, claro que você tem seus votos, mais o atual gestor já sinalizou suas preferências com os prováveis nomes ficaria mais difícil vc obter êxito.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus te proteja, e que você possa encarar essa nova caminhada com muita sabedoria.

    ResponderExcluir
  3. EU APOIO À SUA CANDIDATURA COM MUITO ORGULHO POÇÃO DE PREDA SÓ TEM A CRESCER SIGAM EM FRENTE VAMOS LÁ MEU POVO

    ResponderExcluir

Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo, é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor do blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.