terça-feira, 26 de março de 2019

Chuvas devem continuar intensas no norte do MA

Nas últimas 48 horas choveu 50% em torno do esperado para o mês inteiro



As chuvas devem continuar intensas no Norte Maranhão, e consequentemente em São Luís, nos próximos dias. Nas últimas 48 horas, segundo informações da meteorologia, choveu 50% em torno do esperado para o mês inteiro, algo considerado inédito pelos estudiosos.  Somente em São Luís, foram 250 milímetros.

De acordo com Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a explicação para o alto volume de chuvas está na ação da Zona de Convergência Intertropical, mais presente este ano. Um ciclone que está atuando na Bahia também estaria influenciando no volume de chuvas no Norte do Maranhão.

De acordo com o meteorologista, Alan Davi Cerqueira, situação semelhante, que mais se aproximou das registradas nas ultimas 48h, ocorreu em fevereiro de 1980, ou seja, 39 anos atrás. “Até o dia 21 de março as chuvas estavam todas dentro do normal. A anomalia mesmo foi no dia 22 em diante”, afirmou Alan Cerqueira.

Ainda de acordo com a meteorologia da UEMA, levando em consideração que os meses de fevereiro, março e abril são tidos como os mais chuvosos no Estado, e que o ciclone na Bahia ainda deve permanecer por mais alguns dias (já que tem duração de uma semana) a previsão é de que as chuvas ainda devem continuar intensas.

Portal Guará

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo, é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor do blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.