sábado, 23 de março de 2019

Prefeitura de Poção de Pedras realiza com êxito a 12ª Conferência Municipal de Saúde


Nesta sexta-feira, 22, a Prefeitura de Poção de Pedras, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde promoveu a XII Conferência Municipal de Saúde no C.E Prof. Augusto Inácio Pinheiro. O dia foi marcado por palestras e depois discussões pertinentes ao tema central: “Democracia e Saúde – Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.


A mesa foi composta por representantes do poder público e sociedade civil organizada: prefeito Júnior Cascaria, secretário de Saúde Santo Furtado, coordenadora de Saúde Cássia Ribeiro, vereador Valney Gomes, Cleiton Braga, Cristina Nascimento e Manoel Gouveia.


O secretário de Saúde Santo Furtado abriu o evento. Em sua fala, deu boas-vindas ao público presente e agradeceu o apoio da equipe de organização. É o primeiro grande evento promovido sob sua gestão frente à pasta.


O prefeito Júnior Cascaria abriu em seu discurso um espaço para pontuar os bons percentuais obtidos na Saúde ao longo de sua gestão. “O conceito de Saúde Pública não se resume a somente manter um hospital funcionando com médicos e medicamentos na farmácia básica – que destaco, nos orgulhamos de estar entre uma das poucas cidades que mantém o hospital funcionando de portas abertas mesmo com poucos recursos -, mas é fomentado também com o acesso ao saneamento básico e água potável de qualidade chegando às comunidades. [...] Enquanto já vamos perfurando 08 poços em povoados por todo o município, estamos crentes que o hospital será concluído e entregue à população. Agradeço as emendas dos deputados Márcio Jerry e Weverton Rocha e da senadora Eliziane Gama”, frisou.

O palestrante José Daguia fez uma explanação por meio de dados e estatísticas dos repasses destinados aos estados e municípios. Segundo apresentou nos infográficos, o financiamento da saúde é feito com dinheiros que entram por um gargalo, para se manter profissionais de programas e unidades de atendimento em funcionamento. Palestraram, ainda, complementando os eixos, a coordenadora Cássia Ribeiro, assistente social Jéssica Gonçalves e o enfermeiro, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eliel Alves.

Na Conferência foram eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual de Saúde.   

Galeria













































Créditos: Messias Fotos

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo, é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor do blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.