quinta-feira, 18 de julho de 2019

Secretário Moisés manda dar uma organizada no lixão de Poção de Pedras

Passeando pelo Whats...



Todos somos sabedores que grande maioria dos lixões a céu aberto das cidades maranhenses são irregulares e não atendem as políticas propostas pela OMS e preceituadas no Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab). O ideal é que as toneladas de dejetos que são coletadas diariamente nas residências sejam descartadas em locais preparados tecnicamente, como os aterros controlados ou sanitários. O que demanda um alto investimento financeiro.

Mas nem tudo são flores e faltam-nos políticas públicas específicas para que os municípios tenham os recursos que lhes proporcionem construir, ainda que em consórcios, aterros e cooperativas.

Mesmo assim, o Ministério Público não isenta os municípios de arcarem com suas responsabilidades ambientais. Em Poção de Pedras o método infelizmente ainda é o da incineração, para destruição de substâncias perigosas e diminuição do volume de materiais. Entretanto, cabe destacar que o local que recebe o despejo de lixo passou por um profundo serviço de limpeza, drenagem e preparo de solo.

A obra foi empreendida por iniciativa do secretário de Transportes, Moisés Sousa, que destinou trator de esteira específico e, mostrando preocupação, constantemente vem executando trabalhos para amenizar os impactos ambientais causados no local, que fica às margens da MA-012, a alguns quilômetros do primeiro bairro da cidade. 

Antes



Como ficou


0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo, é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor do blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.