segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Conheça o Eskada, plataforma de cursos abertos, online e gratuitos da UEMA

Ilka Serra, coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA (Foto: Gilson Teixeira)

Já pensou fazer um curso de Neuropedagogia ou Medicina Ocupacional de graça, em qualquer lugar do planeta, a qualquer hora e sem precisar ter formação na área da saúde? Essa é a proposta do Eskada (eskadauema.com), nova plataforma online de cursos abertos e gratuitos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Pioneira da Educação a Distância no Norte e Nordeste, desde 2014 a UEMA conta com uma plataforma de cursos abertos, os chamados MOOCs (sigla em inglês para Massive Open Online Course), modalidade de cursos ofertados em ambiente virtual, que se tornaram tendência mundial por disponibilizarem conteúdo aberto para um grande número de alunos.

Com cinco anos de atividade, a plataforma de MOOCs da UEMA fez tanto sucesso que atualmente é acessada por 300 mil usuários de 58 países do mundo.

A alta procura e a aposta da universidade nesse tipo de formação fizeram que a UEMA lançasse no último dia 14 de agosto, o Eskada, versão mais intuitiva da plataforma de cursos abertos.

Com interface totalmente reformulada e de visual leve, o Eskada permite que o aluno acesse a plataforma de forma responsiva, como explica a coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA (UemaNet), Ilka Serra.

“Hoje o usuário pode acessar a plataforma por meio do aplicativo específico do Eskada, do computador ou até mesmo de uma Smart TV”, detalha.

Ilka Serra destaca ainda que um dos grandes diferenciais da nova plataforma é a gamificação, metodologia inovadora que visa despertar maior engajamento dos cursistas.

“É um conceito que vem dos games, mas não no sentido de jogo, e sim no sentido de etapas. O aluno vai subindo cada etapa, cada degrau. E esses degraus não têm fim, cada vez mais esse conhecimento vai sendo buscado por esse aluno. Por isso o nome Eskada”, esclarece a coordenadora da UemaNet.

Outra novidade da Plataforma Eskada é o uso de inteligência artificial em sua programação e o de vídeoaulas para facilitar a aprendizagem.

“Com a Inteligência artificial, se a busca de um determinado aluno é pela área da educação, antes de ele terminar o curso nós vamos indicar para ele outro curso, outra trilha, outro ‘degrau’ nessa mesma na área”, frisa Ilka Serra.

Quem pode participar?

Um dos aspectos mais interessantes de cursos como os que são ofertados pelo Eskada é que eles são abertos a qualquer tipo de público, sem necessidade de qualquer pré-requisito. Os cursos não integram a grade da educação curricular formal e o maior objetivo da UEMA com o Eskada é levar o conhecimento produzido na academia para fora dos muros da universidade.

“O objetivo das plataformas de cursos abertos é disponibilizar o conhecimento. Não é interesse da universidade aplicar esses cursos para a promoção profissional dos alunos. A UEMA quer deixar público e democratizar para a sociedade o conhecimento que é gerado aqui. Até então todo conhecimento ficava nas quatro paredes da universidade”, ressalta Ilka Serra.

Apesar disso, 50% dos alunos buscam esse tipo de formação para galgar um espaço no mercado de trabalho e para fortalecer o currículo.

Cursos

Atualmente o Eskada disponibiliza um catálogo com 11 cursos abertos, como Psicologia da Educação, Manejo de Produção de Peixes e Mariscos, Noções Básicas de Direito Administrativo e Microbiologia dos Alimentos.

Até o final deste mês serão lançados os cursos de Dificuldade de Aprendizagem, Geografia Urbana, Libras Básico, Violência Sexual contra Crianças, Controle Ambiental nas Edificações e Gamificação no Ensino da Física – os novos cursos serão ofertados em Inglês e Português.

Os cursos de extensão do Eskada têm carga horária máxima de 80 horas. As as certificações são emitidas ao final do curso (de acordo com a disponibilidade do aluno). Os cursos estão disponíveis no endereço eletrônico www.eskadauema.com.

O aplicativo do Eskada também pode ser baixado em aparelhos com sistema operacional Android.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo, é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor do blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.