terça-feira, 15 de outubro de 2019

Vestibular da UEMA tem mais de 66 mil inscritos


No próximo domingo, dia 20 de outubro, milhares de candidatos a uma vaga na universidade testarão seus conhecimentos no Paes 2020 (Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior), da Universidade Estadual do Maranhão.

Segundo a instituição, o número de inscritos para a primeira etapa deste seletivo foi recorde: 66.746, que irão disputar 4.030 vagas para a Uema e 910 vagas para UemaSul. As provas da primeira etapa serão realizadas das 13h às 18h, em várias cidades do Maranhão e os candidatos devem chegar com antecedência mínima de 1h nos locais de prova.

Com o cartão de confirmação de inscrição, o candidato pode consultar o local de prova direto no site da UEMA, basta digitar seu CPF.

O curso mais concorrido da Uema é o Curso de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública – CFO- PMMA (Feminino), com 432 candidatas por vaga. Depois do CFO, o mais concorrido é o Curso de Medicina do Campus Caxias, com 205,55 candidatos por vaga no sistema universal.

Para a UemaSul a novidade é que estão sendo ofertadas 40 vagas para o Curso de Medicina – Campus Imperatriz, além de vagas para Engenharia Agronômica Bacharelado, Ciências Naturais e Letras – Campus Estreito.

Candidata a uma vaga do curso de Arquitetura e Urbanismo, a estudante Ana Carolina Mendes acredita que sua preparação está boa para encarar o primeiro seletivo da vida. “Na minha escola a gente sempre faz simulados e eu tenho me saído bem. Além disso tenho estudado bastante, não só na escola, mas em casa também. Embora o curso esteja muito concorrido estou bem otimista”, acredita a estudantes.  No curso de Arquitetura, a que Ana Carolina se refere, a disputa para as 50 vagas ofertadas pelo sistema universal, é de quase 22 candidatos por vaga.

Um pouco mais apreensivo está João Carlos Silva. Seu objetivo é cursar Medicina Veterinária e para isso pensa em ficar entre as 68 vagas oferecidas para o sistema universal. “A concorrência está um pouco grande, são quase 34 candidatos por vaga, e é preciso muito foco e disciplina para se sair bem”, diz.

A especialista em Educação Amanda Torres aconselha calma nesse momento. “O momento de estudar com afinco já passou, agora é só revisar para ir com tranquilidade para a prova. Essa é a primeira etapa e é essencial o aluno estar confiante que vai realizar uma boa prova”, aconselha.

As provas serão realizadas em São Luís e nas cidades:

Colinas
Caxias
São João dos Patos
Bacabal
Barra do Corda
Balsas
Codó
Santa Inês
Coelho Neto
Timon
Pinheiro
Grajaú
Presidente Dutra
Lago da Pedra
Pedreiras
Zé Doca
Coroatá
Itapecuru-Mirim
São Bento

Já as provas da UemaSul acontecerão nos municípios de:

Imperatriz
Açailândia
Estreito

A prova da primeira etapa será constituída de prova com 60 (sessenta) questões objetivas de múltipla escolha, por área de conhecimento, abrangendo os conteúdos programáticos dos componentes curriculares que integram o Ensino Médio.

No ano passado o Paes 2019 recebeu 57.113 inscrições, quase 10 mil a menos do que as registradas para o Paes 2020, sendo 52.011 para os cursos da Uema e 645 para os da UemaSul. Na ocasião, foram oferecidas 4.214 vagas em cursos da Uema e 645 da UemaSul. 4.859 no total.

No atual processo seletivo, estão sendo ofertadas 4.940 vagas no total.

Com O Imparcial 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo, é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor do blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.