terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

SEMUS abre período para vacinação contra o sarampo em Poção de Pedras


A Secretaria Municipal de Saúde de Poção de Pedras, através do Setor de Imunização, comunica que está aberto o período da primeira etapa 2020 de vacinação contra o sarampo. A Campanha Nacional de Vacinação contra a doença foi lançada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (10) e vai até o dia 13 de março.

No dia 15 de fevereiro será realizado o "Dia D" de mobilização para alertar os pais e responsáveis sobre o risco de não vacinar os filhos. A meta da pasta será vacinar 3 milhões de crianças e jovens de 5 a 19 anos. Em Poção de Pedras, o público dessa faixa etária deve procurar o Ambulatório Municipal Presidente Médice para verificação da situação vacinal e assim receber a dose.


A campanha é seletiva, ou seja, só precisa tomar a vacina tríplice viral quem nunca tomou ou não tenha comprovação que tenha completado o esquema vacinal. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), são consideradas vacinadas pessoas de 1 a 29 anos com duas doses da tríplice viral, bem como pessoas de 30 a 49 anos com uma dose. No caso dos profissionais de saúde, duas doses da vacina.

No Maranhão, a estimativa de não vacinados com a primeira dose (D1) para o sarampo é de 93.805, na faixa etária de cinco a 19 anos.

A campanha de vacinação faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado. Em 2020, estão previstas mais duas. A primeira, entre junho e agosto para o público de 20 a 29 anos de idade, e outra, também em agosto, para a população de 30 a 59 anos de idade.


0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor deste blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.

Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o e-mail: imprensa@fernandomelo.blog que iremos avaliar.