segunda-feira, 16 de março de 2020

Famem emite orientação sobre planos de contingência para combate do coronavírus


A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, por meio de sua diretoria, manifesta apreensão com o cenário de emergência em saúde pública causada pelo novo coronavírus, declarada pandemia pela Organização Mundial de Saúde.

Diante do risco iminente de introdução deste agente no estado, causando um quadro epidemiológico de gravidade incontestável, em consonância com o Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus (Covid-19) alertamos todos os gestores para juntarem esforços para que haja uma resposta coordenada a instalação da doença no estado.

Esta atuação conjugada, reunindo setores público e privados, é fundamental no enfrentamento e contenção do avanço desta ameaça do agente infecciosa.  Para isto temos que reforçar as condições do sistema de saúde de forma a darmos resposta imediata aos casos que eventualmente surjam. Também estamos orientando os gestores a restringirem atividade que promovam aglutinação de públicos, portanto facilitador de contágios, evitando a transmissibilidade da doença.

Na semana que se inicia divulgaremos as medidas emergenciais adotadas para contermos a disseminação da doença. Certamente que algumas destas causarão transtornos que considerados de gravidade relativa diante de tamanha ameaça à saúde, nosso bem maior.

Famem orienta gestores sobre agenda em Brasília


A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão orienta os prefeitos associados para que, neste momento de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus, sejam parcimoniosos na utilização da Casa dos Prefeitos em Brasília.

Outrossim, recomendamos que os gestores reconsiderem as incursões ao Distrito Federal para o cumprimento de agendas junto aos ministérios e Congresso Nacional. Por parte da bancada maranhense houve manifestação para que as pautas sejam debatidas em território maranhense, evitando deslocamentos neste momento em que a o bem-estar e saúde de todos ocupam absoluta prioridade.

Em conseqüência da declaração de pandemia mundial pela Organização Mundial da Saúde, as entidades muncipalistas adotaram medidas drásticas e restritivas, como, por exemplo, o cancelamento da XII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais, marcada para acontecer entre 17 e 23 de março em Recife (PE).

As medidas restritivas adotadas pelo Governo do Distrito Federal evidenciam a gravidade da situação.  Diante do exposto, contamos com a colaboração de nossos associados para reforçar o combate que é de interesse comum.


0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor deste blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.

Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o e-mail: imprensa@fernandomelo.blog que iremos avaliar.