quinta-feira, 23 de julho de 2020

Poção de Pedras foi selecionada e segunda-feira (27) inicia Estudo Sorológico de Infecção por COVID-19 nas comunidades



Nesta quinta-feira (23) a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Poção de Pedras recebeu o gestor da Unidade Regional de Saúde de Pedreiras, Marcus Louro, juntamente com sua equipe técnica.

A pauta da reunião, que aconteceu na SEMUS observando todos os cuidados de higiene e distanciamento, teve como pauta discutir o Manual do Inquérito Domiciliar “Prevalência de infecção por COVID-19 no Maranhão, Brasil”, e levantar as estratégias para a realização da pesquisa na zona rural do município, tendo em vista que Poção de Pedras é uma das cidades selecionadas.

O Inquérito Sorológico de Infecção por COVID-19 será realizado por intermédio de parceria entre a Universidade Federal do Maranhão, Secretaria de Estado da Saúde – SES e o município e se dará através de visita domiciliar em algumas comunidades, com aplicação de teste sorológico para estimar as prevalências de anticorpos contra a Covid-19 e ajudar a avaliar o cenário atual da pandemia no estado. O Estudo tem como um de seus coordenadores o poção-pedrense, chefe do Setor da Biologia Molecular do Laboratório Central do Estado (LACEN/MA), Dr. Lídio Gonçalves.

As equipes serão compostas por um entrevistador de São Luís e um técnico de coleta, além de motoristas e supervisores de campo, técnico de enfermagem, ACS e ACE que estarão devidamente paramentados e identificados com coletes e crachás.

Além da coleta, também será aplicado questionário em entrevista face a face, com a finalidade de estudar as estratégias de enfrentamento da pandemia, como o uso de máscara de proteção, estratégias de higiene das mãos e grau de distanciamento social.

A SEMUS orienta que as famílias poção-pedrenses, em seus respectivos povoados, recebam a equipe em suas residências e contribuam com o desenvolvimento do Estudo.



0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor deste blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.

Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o e-mail: imprensa@fernandomelo.blog que iremos avaliar.