sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Governo do Maranhão cancela a realização de eventos do Carnaval 2021

 

O Governo do Maranhão anunciou o cancelamento da realização das festas oficiais de Carnaval em 2021. A Secretaria de Estado da Cultura (Secma), informou que a decisão foi tomada em razão da falta de vacinação em massa contra a Covid-19.

A decisão seria publicada nessa sexta-feira (22), no Diário Oficial do estado. No decreto Nº 38.418, de 18 de dezembro de 2020, o governo já havia informado que as datas relativas ao carnaval 2021, iriam ser analisadas até 25 de janeiro, em consulta com as prefeituras municipais e considerando as condições sanitárias relativas à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O decreto também proíbe a realização de qualquer evento de grande porte, que gere grandes aglomerações no estado. Festas só serão liberadas caso o evento ofereça segurança sanitária e tenha liberação das autoridades de saúde competentes.

De acordo com o governo, ainda não há previsão de uma nova data para a comemoração do carnaval em 2021 no Maranhão. A definição depende da liberação das autoridades em saúde pública.

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) emitiu uma recomendação, nesta semana, pedindo o cancelamento de festas e aglomerações durante o carnaval. No pedido, o órgão solicita ainda que sejam negadas licenças e autorizações para demais eventos privados que possam gerar aglomeração no estado.

No estado, devido a pandemia, só estão autorizadas a realização de festas e eventos com no máximo 150 pessoas. A pasta informou ainda que a fiscalização de festas privadas de pré-carnaval cabe as prefeituras, a Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Veja na íntegra a nota da Secretaria de Estado da Cultura (Secma)

"A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) informa que, em razão da falta de vacinação em massa contra a Covid-19, o Governo do Maranhão decidiu não realizar qualquer evento que gere grandes aglomerações, a exemplo do carnaval. Eventos desse porte só serão retomados pela gestão estadual quando houver segurança sanitária e liberação das autoridades de saúde competentes.

Também não há previsão de nova data para celebração do carnaval 2021. A definição de um novo calendário da festividade no Maranhão dependerá da liberação das autoridades em saúde pública.

A Secma esclarece ainda que continuará realizando ações em apoio aos profissionais da arte, assim como foi feito em 2020, quando foram lançados editais públicos com recursos estaduais e por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei Federal n° 14.017/20), que beneficiou mais de 3.000 fazedores de cultura de todo o Maranhão.

A fiscalização de festas privadas de pré-carnaval que eventualmente descumpram o decreto estadual n° 36.203, de 30 de setembro de 2020 - norma que autoriza apenas eventos com no máximo 150 pessoas - cabe às prefeituras, à Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa) e à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP)."

A realização do São João 2021 ainda está sob avaliação e somente mais próximo do período, junho, é que o Governo Flávio Dino deverá se posicionar oficialmente. A decisão vai depender do momento em que o Maranhão estará na pandemia.

Decreto


Imagens do Carnaval em Poção de Pedras



(Com informações do G1, MA)


14 comentários:

  1. Por que choras meu povo?
    Tá mais que certo, milhares de pessoas ainda morrendo todos os dias por conta de um vírus maldito e o Maranhão todo em festa, isso não pode !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nós arrastões dos candidatos não existia covid? Só agora apareceu?

      Excluir
    2. E eu vou saber meu querido, primeiro que eu nem estou aí pra poder ver e saber ! Você deve saber, não?

      Excluir
    3. sim. Eu sei sim. Candidatos arrastavam multidões, e ninguém falava nada. Agora vem com isso.

      Excluir
    4. É por que ao invés de falar o povo tava era no meio da folia meu querido, vejo tanta gente com medo do vírus e é o primeiro a tá lá procurando ao máximo ser infectado! Faça o carnaval vocês mesmo, ninguém respeita nada mesmo !

      Excluir
    5. respeito sim. Não sou é hipócrita. Que defende um arrastão político, e pede o cancelamento de um carnaval. Pra mim não há diferença entre os dois. Se teve um, pq não pode ter o outro?

      Excluir
    6. E quem defende ? Eu que não é! Por mim, pode ter festa até não acabar mais !

      Excluir
  2. Cancelamento do carnaval nosso estado e nossas cidade vao está em estado de calamidade

    ResponderExcluir
  3. Pena q não vou arrasar esse ano kkk

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus não é p ter festa nenhuma

    ResponderExcluir
  5. Pra mim nao vai fazer nem falta carnaval

    ResponderExcluir
  6. Eu profetizo em nome de Jesus que nunca mas vai ter a festa do satanás onde morrer gente tem brigas violência drogas jesus está voltando nunca mas vai ter carnaval em nome de Jesus

    ResponderExcluir

Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor deste blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.

Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o e-mail: imprensa@fernandomelo.blog que iremos avaliar.