quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Esperantinópolis é um dos municípios em situação irregular com o Cadastro da Dívida Pública (CDP)

Com a situação “negativado”, Esperantinópolis está impedido de receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito


Prefeito Aluisinho do Posto foi reconduzido ao governo tendo Irene Arruda como vice (Foto: Reprodução)

Pelo visto, transparência não é o forte da gestão do prefeito Aluisinho do Posto. O município de Esperantinópolis-MA, neste primeiro semestre de 2021, está inserido no rol dos municípios que ainda não atualizaram o Cadastro da Dívida Pública (CDP) no Sistema de Análise da Dívida Pública, Operações de Crédito e Garantias da União, Estados e Municípios (Sadipem).

Com a situação “negativado”, Esperantinópolis está impedido de receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito.

A lista de inadimplências no início do exercício é até sempre muito alta, no que se refere aos itens de atendimento prévios exigíveis pelo CAUC para acessar os recursos de transferências voluntárias e se habilitar a contratar operações de crédito. Mas no caso de Esperantinópolis e de outras cidades cujos gestores foram reeleitos, e que já haviam profissionais habilitados com certificações digitais, situados com a realidade dos prazos, leva-se a acreditar se tratar mais de negligência, que poderá acarretar em perda de recursos importantes para a população.

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que o cadastro da dívida é anual e obrigatório para todos os Entes e deve ser feito preferencialmente pelo profissional responsável pela contabilidade do Município, após ser habilitado pelo gestor no próprio sistema do Sadipem.

Para ficar em dia com a obrigação é necessário registrar no CDP/Sadipem todas as dívidas, operações de crédito e garantias referentes ao exercício de 2020. As atualizações do CDP de exercícios anteriores não são necessárias, portanto basta inserir e homologar os dados do último ano. 


Confira a situação do seu municípioAQUI


Local: Esperantinópolis, MA, 65750-000, Brasil

6 comentários:

  1. O blog tem varias matérias elogiando o prefeito de esperantinopolis agora bota uma matéria falando que a gestão não tem transparência isso e estranho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “A imprensa serve para proteger os governados e não os governantes”. Nada de estranho, o que o blogueiro faz é reconhecer quando a gestão acerta e apontar, quando vier ao caso, para que os problemas da sociedade sejam resolvidos.

      Excluir
  2. Kkkkkkkkk aí é só pq não está mas na folha de pagamento! Nada de proteger os gonvernador kkk

    ResponderExcluir
  3. Um dos prefeitos mais desorganizados do Maranhão... Mal exemplo de gestão você encontra lá !

    ResponderExcluir

Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor deste blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.

Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o e-mail: imprensa@fernandomelo.blog que iremos avaliar.