terça-feira, 6 de abril de 2021

IBGE suspende concursos para o Censo 2021

 

Foto: Assessoria IBGE/Reprodução

Na manhã desta terça-feira (6), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que suspendeu a realização dos concursos para o Censo 2021. No Maranhão estavam abertas 691 vagas para agentes censitários supervisor e 5.133 vagas para agente recenseador do IBGE, que iriam realizar o Censo Demográfico 2021 no Maranhão.

De acordo com o IBGE, a suspensão das provas foi motivada pelo corte nos recursos destinados à realização do Censo Demográfico.

Segundo o órgão, as provas objetivas seriam aplicadas presencialmente em 18 de abril para agente censitário municipal e agente censitário supervisor. Para recenseadores, as provas também seriam presenciais, no dia 25 de abril, "seguindo os protocolos sanitários de prevenção da Covid-19".

De acordo com o Instituto, a suspensão das provas foi motivada pelo corte de 96% do total de recursos destinados à realização do Censo Demográfico. A redução foi aprovada em votação do Orçamento da União no Congresso Nacional para o exercício 2021, divulgada no dia 26 de março.

O Orçamento, aprovado pelo Congresso, reduziu a apenas R$ 71 milhões o valor destinado para a realização da pesquisa – o valor acordado era de R$ 2 bilhões. O texto ainda não foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

O valor, segundo o instituto, inviabiliza a realização do Censo. Novas datas poderão ser definidas posteriormente, a depender da liberação de recursos.

"O IBGE informa, ainda, que avaliará com o Cebraspe [organizador do concurso] um novo planejamento para aplicação das provas, a depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico", diz o Instituto em nota.


Local: Maranhão, Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor deste blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.

Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o e-mail: imprensa@fernandomelo.blog que iremos avaliar.