domingo, 11 de abril de 2021

Moradores do bairro Alto Brilhante estão incomodados com mau cheiro de chiqueiro de porcos

 

Ilustração (Imagem da internet)

Nos últimos dias chegaram com muita frequência a redação do blog denúncias de moradores do bairro Alto Brilhante que estão sendo prejudicados, segundo eles, com um mau cheiro muito forte proveniente da criação de suínos numa área urbana próxima às residências.

“No cair da tarde e início de noite o fedor é insuportável. Só piora dia após dia. Incomoda toda a vizinhança, crianças, idosos e mais ainda quem tem problemas respiratórios”, relatou um dos moradores.

Os animais são criados em grande quantidade para procriação, manejo e abate. Na grande maioria dos municípios brasileiros, aqueles que são mais organizados, há proibição para criação de alguns tipos de animais em área urbana, dentre eles, os porcos, sendo permitido criação somente na zona rural, pela facilidade de escoamento dos resíduos sólidos e líquidos e pelo espaço livre existente entre uma residência e outra.

Com base nas leis de outros municípios e na cientificidade de alguns estudos, o blog apresenta razões pelas quais a criação de suínos próximos às residências pode sim ser prejudicial:

1. Traz mau cheiro, poluição ambiental, proliferação de insetos, causando incômodos de toda a natureza. 2. Os insetos, atraídos pelos chiqueiros, podem contaminar os alimentos de sua casa e de seus vizinhos, causando doenças tais como: gastroenterites, febre tifoide, cólera, cisticercose, teníase etc.

A Secretaria Municipal de Saúde de Poção de Pedras, por meio da Vigilância Sanitária e dos Agentes de Controle de Zoonose devem averiguar e agir com as devidas providências. Os moradores relataram que irão também recorrer ao Ministério Público.

Além dos chiqueiros de porcos, outro problema relatado é do da criação de animais soltos pelas ruas, como equinos e bovinos, alimentando-se dos dejetos e lixos que são colocados fora das residências para coleta. Depois os mesmos animais são abatidos para consumo sem a mínima inspeção, visto que há décadas o município não dispõe de um matadouro público apropriado.

O outro lado

Em nota enviada ao blog, a cooperativa de criadores do referido chiqueiro assegura que o local respeita uma distância de mais de 1km das primeiras casas. Que o local de manejo situa-se numa área ambiental desde muito antes da urbanização do bairro “Baixo Brilhante”.

Diferente da imagem ilustrativa, os chiqueiros atendem os requisitos sanitários básicos; é devidamente cercado; o piso é cimentado; e é realizado constantes limpezas e lavagens dos dejetos, com aplicação de produtos desinfetantes. E estão à disposição da comunidade e da Prefeitura para quaisquer esclarecimentos. 



Local: Poção de Pedras, MA, 65740-000, Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor deste blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.

Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o e-mail: imprensa@fernandomelo.blog que iremos avaliar.