sábado, 1 de maio de 2021

Às vésperas do dia do trabalhador, o tiro saiu pela culatra...

 Coluna do Pedro Doroteu


Em nossa cidade de Poção de Pedras (MA), um vídeo gravado pelo Ex-Prefeito tentando tirar de si a responsabilidade pela revogação da Lei Municipal que concede redução de carga horária aos professores da educação pareceu não muito surtir efeito. Uma ata da reunião da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão, de número 007/2020, afirma que o Ex-Prefeito se comprometeu a revogar a Lei no prazo de trinta dias, e não o fez, porque era ano eleitoral. Todos sabemos que esse direito somente era concedido mediante barganha política, e acordos que ferem princípios morais da administração pública. Tenho conhecimento inclusive, de casos em que a redução foi dada de forma tácita (o famoso "por boca") e ao passar da campanha, os servidores foram perseguidos e lotados diuturnamente, alguns inclusive, a propósito não tiveram portarias publicadas no diário oficial do Município, para que não vigorasse o direito.

Essa é aquela velha história que, como dizia o cantor Falcão: "Gente besta não conta, e o sabido se atrapalha". Até porque, foi de iniciativa do Ex-Prefeito a Lei Municipal que reduziu pela metade a gratificação dos professores, a qual foi declarada inconstitucionalidade pela justiça, por violar o princípio da irredutibilidade salarial. Não só essa, como outros atos já sabidos, como o não aumento dos proventos determinados pelo MEC, o não repasse do INSS dos servidores, vêm da famosa "herança maldita", a qual se estão dando continuidade. Todavia, em um governo onde não há autonomia administrativa, e não há autotutela, alguns indivíduos serão usados como "bois de piranha", para tentar salvar a pele dos seus mentores. Por fim, repudio tal prática, me coloco a disposição dos professores, por também ter uma mãe Professora, e faço uso do livro dos provérbios que diz: "Os lábios sinceros permanecem sempre constantes; a língua mentirosa dura como um abrir e fechar de olhos". (Provérbios 12,19).

*Pedro Vinicius Sousa Doroteu é acadêmico do último período de Direito 

_________

Você também pode ter seu artigo publicado em nosso blog, discorrendo de temas relacionados à política, cultura, educação, religião, contemporaneidade, diversidades etc. É só enviar a redação no e-mail imprensa@fernandomelo.blog, ou se preferir, no WhatsApp do blog - (99) 9215-8885.


7 comentários:

  1. Tai seu casca mentiroso pai da mentira assume que foi tu seu covarde mentiroso

    ResponderExcluir
  2. Triste das pessoas que hoje não podem colocar seus filhos numa escola particular,Dr.Alguns "mestres" envergonha nossa educação e nem mesmo sei se sabem a função de um professor.Imagina vc uma pessoa que se diz professor sair daqui para outras cidades com intuito de burlar concursos.

    ResponderExcluir
  3. Doutor,não perda seu tempo defendendo essa classe não,certo.Lembras o que aconteceu com o compadre PROA??Muitos falam do casca,mas são bem piores que ele.É triste saber que nossas crianças não terão um futuro promissor,pelo menos se dependerem da escola pública daqui,principalmente a municipal.Muitos mantém seus filhos em escolas particulares em São Luís,Teresina,Caxias,Imperatriz e simplesmente querem que seus filhos cresçam,independente da miséria das outras crianças que muitas das vezes não tem sequer um alimento suficiente para saciar suas necessidades.Será se os "professores" comerciantes estão preocupados com os filhos dos outros?E o que dizer daqueles que nunca pegam em um livro??

    ResponderExcluir
  4. Tem blog q não tem o que postar

    ResponderExcluir
  5. Hj vejo que a politica de poção pode realmente.mudar pois o pedro ray daniele brasil Valney sonia e outros realmente lutam pelos cidadaos.

    ResponderExcluir
  6. Engraçado, a direita tomou as ruas no 1º de maio. Dia do Trabalho. Dia do Trabalhador. Achei esquisito. A esquerda covarde, sumiu... Ficou apenas na friorenta internet e online (fraqueza cognitiva).

    ResponderExcluir
  7. Nao posso negar que o Pedro e o Valney tem sido a pedra no sapato do francisco pinheiro e cascaria. Sinto muito orgulho de fazer parte da oposiçao com essa equipe e posso dizer que hoje temos oposiçao ativa nao é mais aquela conversa mole hoje temos denuncias essas pessoas merecem uma vaga na politica vamos tirar as velhas raposas

    ResponderExcluir

Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor deste blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.

Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o e-mail: imprensa@fernandomelo.blog que iremos avaliar.