sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Folguedo e outros povoados estão oficialmente reintegrados à Igarapé Grande; entenda

 

O prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier (PDT), esteve na manhã desta sexta-feira (27) em uma audiência pública com os moradores e representantes dos seguimentos sociais do Povoado Folguedo. O intuito do encontro foi tratar as mudanças judicialmente efetivadas pela nova demarcação territorial entre os municípios de Poção de Pedras e Igarapé Grande.

O prefeito chegou acompanhado do vice Totota e com uma grande comitiva, composta por vereadores, membros do MP, policiais civis e militares. Os vereadores e o seu secretariado foram apresentados um a um e se colocaram à disposição dos moradores nas demandas que envolvam os serviços públicos. De Poção de Pedras, apenas as vereadoras Daniele Brasil e Sônia compareceram.

Erlanio disse que enviou convite ao prefeito Francisco Pinheiro e à Câmara Legislativa de Poção de Pedras, mas estes não compareceram.

Inicialmente, a audiência contou com a exposição em telão de dados cartográficos e retificação de linhas de divisas, corroborando que se trata da reparação de uma injustiça que perdurava desde muito tempo. “É importante salientar que esse novo ajuste observa estudos técnicos com base em cartografia e georreferenciamento, considerando pontos de longitude e latitude”, argumenta Marcelo Mello.

O consultor Daniel Motta e o superintendente do IBGE, Marcelo Mello explicaram que havia um relatório apontando o equívoco cartográfico. “[...] A União através do IBGE mostrou que tinha um problema, que girava em torno de uma linha reta, sendo que a lei de fundação situa os limites em questão numa antiga estrada carroçada. Desde 2013 era cobrado ajuste deste erro, mas só em 2021 o Estado, através do IMESC, reconheceu o problema. Foi uma luta grande para restituir a parte que, por direito, nunca foi de Poção de Pedras”.

Veja os povoados que foram judicialmente reintegrados à Igarapé:

- Baiano
- Folguedo
- Boa Fé
- Boa Vista do Gustavo
- Centrinho
- Centro do João Lopes
- Laguinho do Simião
- Mandi da Bárbara
- Mandi dos Pretos
- Mururu
- Santa Teresa
- Belém dos Lages
- São Pedro
- São Raimundo

- Sembal
- Santo Antônio dos Marcelinos

Além destes povoados acima, Igarapé Grande teve reintegrados povoados de Bernardo do Mearim e de Lago dos Rodrigues.

O prefeito Erlanio Xavier, em seu discurso, ressaltou que não está atrás de poço de gás, como insinuaram alguns, mas atrás de justiça. “Poção de Pedras não perderá 01 centavos de receita do FPM. Na verdade, vai se isentar das reponsabilidades sobre esses povoados e Igarapé Grande assumirá as despesas. Igarapé Grande não está "tomando" o território de Poção. Não é questão minha, de ganância, porque se fosse não teria porque insistir em receber povoados do município onde meu irmão é prefeito (Bernardo do Mearim), mas tudo é decisão da própria justiça, onde estamos recuperando o que é nosso por direito”, pontuou.

Uma breve palavra com o prefeito

O gestor manifestou seu abraço e acolhida aos moradores e disse que arvorará as marcas da boa administração que vem fazendo em Igarapé. – Já autorizou o vice-prefeito Totota e o engenheiro Matheus Sampaio a juntos com a comunidade decidirem sobre o melhor terreno onde será construída uma escola totalmente moderna e climatizada com uma praça para atividades desportivas.

 Autorizou ao secretário de Esportes a entrega de kits esportivos aos alunos e anunciou que asfaltará Folguedo ao São Raimundo, encurtando o acesso à nova sede.

A líder comunitária Maria Galdenia relatou o tamanho de sua alegria. “Estou há 40 anos esperando alguma gestão fazer alguma coisa por minha comunidade. Eu me emociono, em saber que minha filha estudará numa escola confortável, agradável, no padrão que o filho do rico estuda”.

Em seu discurso, a vereadora Daniele Brasil manifestou sua tristeza pela perda territorial, mas ao mesmo tempo disse vislumbrar e respeitar a felicidade da maioria dos moradores, em saberem que a partir de então terão um prefeito que de fato irá trabalhar pelas comunidades.

E realmente, o povo aclamou a decisão de serem adotados por Igarapé. Era visível a alegria, o semblante das pessoas refletia isso. Parece a cena do filho que nunca soube o que é ter um pai zeloso, e de repente o exame de DNA o confere o direito a paternidade.  

___________


















______________

Como funcionam as coisas em Igarapé Grande?




Local: Poção de Pedras - MA, Brasil

32 comentários:

  1. Talvez a partir de agora, com esse choque de realidade, os governantes de Poção passem a trabalhar pelo povo, em vez de se preocupar com o cenário estadual, deveriam fazer a lição de casa, ao menos.

    ResponderExcluir
  2. poção de pedras ta lascado

    ResponderExcluir
  3. Eita poção véi lascado, na realidade tinha que passar poção também e lagar ser cidade, não tem matadouro, não tem. Hospital de vergonha, não t valorização de nada, por.ultimos quiseram cotar a merenda na galera que trabalha no hospital eita meus Deus, o que vem desse governo de poção só fumo e grosso.kkkk

    ResponderExcluir
  4. Foquedo perdeu com isso, Francisco o mais atuante do médio mearim a máquina das máquina quando o assunto e trabalho e prooo de todos de poção.

    ResponderExcluir
  5. Vocês são merecedores por isso, pois a maioria de quem vive aí não votou no poste que aí estar tiveram coragem de se liberar, e conseguiram povo lutador e sofrido que a tanto tempo vem sofrendo descaso por parte desse governo que aí estar.

    ResponderExcluir
  6. Eu quero saber até quando poção vai suportar esse governo, aquenta mais 30 anos de desmando e de roubalheira.

    ResponderExcluir
  7. Eu não entedir as duas vereadores de poção sorrindo com o vento, meninas vcs não veem que isso termina de acabar com poção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Política BB ninguém tá nem aí kkkkk é as vereadoras achando bom, bando de hipócritas

      Excluir
    2. O blog tá sem prestígio rssrs

      Excluir
  8. Fernando melo, Belém dos Lages e são Pedro já faz parte de Igarapé amigo vc sabe me dizer.

    ResponderExcluir
  9. Esse comentário das 18:03 tá com molecagem só pode, Francisco máquina das máquina do trabalho, tá debochando.

    ResponderExcluir
  10. Eleição pra deputado esta bem aí, vamos todos votar em cascaria acabar logo com tudo, e eu voto nele.

    ResponderExcluir
  11. o casca vai ganhar de novo pq o povo ñ aprende poção nunca vai sair do buraco

    ResponderExcluir
  12. não sei que maquina até agora ñ fez nada nesse poção acho é pouco

    ResponderExcluir
  13. Isso er uma covardia muito grande.desses desgoverno que hj se encontra em pocao de pedras..eles não movem uma palha para defender o povoado folgando q a quase 60 anos er deste município..er um bairro de pocao de pedras..isso er um crime.

    ResponderExcluir
  14. Parece uma coisa tudo combinado..erlandio e o cascafora..pq não pode meu povo uma infâmia dessa...

    ResponderExcluir
  15. Aguenta pocao de pedras..vai terminar de se afundar..

    ResponderExcluir
  16. Agora senhor Ernani esses povoado tão só o bagaço vc terá que trabalhar muito, mais todos veemmm o compromisso que vc tem para com todo o município de Igarapé grande.

    ResponderExcluir
  17. Lembro-me que em plena eleição o casca no foquedo baixou a pressão por várias vezes, o povo não queria nem conversa com ele despacharam ele como c. Despacha merda.

    ResponderExcluir
  18. Vixiiiii Fernando Melo, tava aqui analisando se Erlanio apoiar casca nas eleições pra deputado, então foi o mesmo que fez questão de passar esses povoados pra igarapé, aí povo tem que se ligar na jogada. Ummmmmmmmmmmmmmmmm tem coisa.

    ResponderExcluir
  19. Pq até agora o poste não se manifestou sobre o assunto, eita homem moto pelos menos passa a loba em nos.

    ResponderExcluir
  20. Faz sentido lembrado que o casaca por poder e dinheiro ele e capaz de tudo, aí parece que tem coisa pelo meio. Se apoiar o cascaria pra deputado então foi dado mesmooooo.

    ResponderExcluir
  21. Perdeu o posto bloqueiro kkkk
    Carlos Barroso é de responsa🤭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes é preciso perder para ganhar. Garanto: muito mais ganhei, que perdi!
      É gente boa e um grande amigo. Desejo-o sucesso!

      Excluir
    2. Acredito: mais as vezes acho que vc nunca superou ...suas postagens dizem tudo algumas não valem apena

      Excluir
  22. Fico imaginando como estar o lunático cascaria , aquele homem e louco e meio por dinheiro, só em ele lembra do dinheiro do gás do qual ele não irá ver a cor, com certeza ele deve estar tri loucokkkk

    ResponderExcluir
  23. Todos sabem que o casca deve estar lambendo os beiço pra pegar esse dinheiro do gás, com certeza ele iria ajumentar com gosto de gás pra cima desse dinheiro.

    ResponderExcluir
  24. Eu acho que o casca por esse dinheiro do gás, ele e capaz de bebê até gás.

    ResponderExcluir
  25. Rapaz eita povo chorão nam , principalmente esse povo que diz amar poção de Pedras eu emmmmmmmm, nós da oposição temos é que ajudar a cidade meu povo não torcer contra pelo simples fato de ser oposição... só acho viu povo , vejo tantos
    comentários desnecessário é professores é quem mora lá no inferno da pedra dando palpite como esse warllas Fabio aí o Ailton pontes que não aprendeu ainda com a vida e outros mais aí que não vale a pena citar o nome menosprezando nossa cidade acordem meu povo quem tá sofrendo somos nós são não é fazendo chacota en rede social que vamos resolver o problema ...
    #Fica aqui minha indiquinacao não só com a prefeitura mais também com toda nossa população que apenas pensam em no seu próprio umbigo, em como estariam ganhando assim como os que lá estão blz.

    ResponderExcluir

Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor deste blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.

Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o e-mail: imprensa@fernandomelo.blog que iremos avaliar.