sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Partido Podemos registra 24 nomes para disputa de vagas de deputado estadual, confira quem tem chance

A legenda deverá eleger três deputados estaduais de forma direta nestas eleições para a Assembleia Legislativa.


O Podemos, partido que conseguiu em um curto espaço de tempo formar uma boa nominata para a disputa destas eleições, vem para a corrida eleitoral por cadeiras na Assembleia Legislativa com o time bem equilibrado.

A sigla registrou na Justiça Eleitoral 24 nomes, desses, 05 (cinco) mulheres e 19 homens. O Blog vislumbra 10 (dez) bons puxadores de votos, os demais são considerados “buchas”.

Júnior Cascaria, Jota Pinto, Valeria Macedo, Cleomar Tema, Enos Ferreira, Leandro Bello, Raimundo Cutrim, Penaldinho, Marcial Lima e Raymara Lima são tidos dos puxadores de votos, juntos, eles têm – segundo o prognostico do Blog do DC – cerca de 250 mil votos, mais 30 mil do possível desempenho dos “buchas”, totalizando cerca de 280 mil votos para o Podemos.

O quociente eleitoral para deputado estadual (votos válidos pelas 42 cadeiras da Assembleia Legislativa) deve chegar a 80 mil votos. De forma que o partido Podemos deverá eleger 03 (três) deputados estaduais de forma direta.

Válido destacar, que o partido é um dos mais equilibrados destas eleições entre os “puxadores de votos, único candidato considerado com um pouco mais de vantagem é o ex-prefeito de Poção de Pedras, Júnior Cascaria, os demais são praticamente iguais.

– E MAIS

“Buchas” num processo eleitoral, são aqueles candidatos sem a mesma força de um político de mandato. São relativamente mais “fracos”, servem unicamente para contribuir a fim de alcançar o quociente eleitoral e, assim, reeleger quem já possui o cargo eletivo e/ou detêm poderio financeiro maior – aqueles considerados mais fortes.

O ponto de vista expressado neste post não tem valor científico, portanto, trata-se unicamente de prognóstico, logo, são palpites e não possui efeito de pesquisa eleitoral.

- Por Domingos Costa 


0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor deste blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.

Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o e-mail: srfernandomelo@gmail.com que iremos avaliar.